quinta-feira, 12 de maio de 2011

day 10 - a song that makes you fall asleep

Esse é um assunto delicado. Simplesmente pq sono, para mim, é um assunto delicado. Tão, mas tãoooo delicado, que ele sai correndo de mim toda vez que eu tento me aproximar dele sem as devidas precauções.

Eu sofro de insônia desde que eu me entendo por gente. Tenho recordações nítidas de passar madrugadas preocupada com a vida quando eu tinha 5 ou 6 anos. Depois, um pouco mais velha, a insônia tomou forma e ficou mais íntima - e deixou de precisar de convite ou motivo para se instalar.

Obs: o mais engraçado é que eu adoro dormir. Eu sou uma pessoa que, qdo tenho sono, durmo 10, 12 horas seguidas fácil, fácil.... Mas qdo a maldita vem visitar... E não importa se eu esteja preocupada ou feliz da vida, se eu tenha tomado um litro de café ou um litro de chá de erva cidreira, se ela resolve me visitar, não tenho como fugir dela. Claro que o stress ajuda, e ficar repassando mentalmente todos os sapos que vc engoliu durante o dia, ou a lista infinita de coisas que vc tem que fazer pela manhã não ajudam, mas acreditem - se eu deitar com sono, não existe nada no mundo que me impeça de dormir... Mas eu preciso deitar exausta, cansada, para que minha cabecinha neurótica caia no travesseiro e desligue na hora. Se eu deitar "meia boca" e precisar me virar algumas vezes na cama procurando o sono perdido.... Daí ferrou. Mas enfim, como ando trabalhando horrores, não posso me queixar - tenho deitado exausta na maioria dos meus dias, e minha rotina de ficar acordada até tarde tbem colabora para que qdo eu finalmente me deite, vá direto para os braços de Morpheu (ui, me imaginei indo para os braços do Morpheu do Matrix, socorro).

Mas enfim.... Durante todos os meus anos de luta contra a insônia, obviamente que tentei mais de um método para dormir. Antes de finalmente sucumbir aos meus amiguinhos tarja preta que me acompanharam por um breve período, eu tentei de tudo - todas a técnicas de respiração de yoga que eu havia aprendido, todo o reiki que eu sabia, meditação, tudo. Apelei inclusive para um cdzinho de meditação guiada, que ia relaxando, relaxando.... E as vezes, até funcionava!! E nesse cd, em uma das meditações, tocava sempre uma música em específico, que se não me fazia dormir, sempre me deixava relaxada. Me deixa até hoje, aliás. Tá, eu poderia dizer que qquer música clássica me faria dormir, mas essa em especial alcançou algum gatilho do meu inconsciente, e achou a fórmula para me fazer relaxar e ir, ir, ir, ir lááááá longe.....

Então, Sras. e Srs., com vcs, Primavera, das Quatro Estações* de Vivaldi.






* Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione. Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, estes quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca.

Nenhum comentário: