quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comentários sobre a homofobia de nosso governador‏

Desde 2006 faço parte da organização da Parada da Diversidade de Curitiba - PR, realizada pela APPAD- Associação Paranaense da Parada da Diversidade. Nestas quatro Paradas das quais tive orgulho e prazer em trabalhar, presenciei preconceitos e dificuldades sempre superadas por uma equipe dedicada e competente, e por mais de 100 mil pessoas que fazem questão de participar desta que é a maior manifestação pelos Direitos LGBT de nosso estado.

Em Curitiba, a Parada se encerra no Centro Cívico da cidade, diante do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, pois fazemos questão que o evento "bata às portas" do centro do poder executivo e legislativo do estado e da cidade, para que nossos governantes percebam a dimensão - de pessoas, de vidas e de força - que a luta pelos Direitos Humanos tem aqui. Neste ano, mais de 120 mil pessoas enfrentaram o mau tempo para prestigiar o evento, sem saber de todos os empecilhos que já havíamos enfrentado para realizá-lo. Empecilhos burocráticos fundados em preconceitos puros, e como vcs puderam ver através da fala de nosso governador (detalhes abaixo), nada velados. Embora o Paraná seja um dos berços do movimento LGBT no Brasil, ainda enfrentamos questões moralmente e politicamente absurdas como esta relatada no jornal nacional de ontem ( http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1357250-10406,00-GOVERNADOR+DO+PR+FAZ+DECLARACAO+PRECONCEITUOSA.html ), e outras que soam quase inacreditáveis, a exemplo da vereadora de Maringá, no norte do estado, que defendia um projeto para "recuperar" lésbicas, como se a homossexualidade fosse uma doença passível de recuperação.

Porém é importante ressaltar que, embora pareça contraditório, a Parada da Diversidade de Curitiba acontece através de apoio público, federal, municipal e até mesmo estadual, principalmente de aliados nas secretarias para Assuntos Estratégicos, da Saúde e Educação. Felizmente um governo é mais do que a figura de seu governante.

Neste ano, o tema da Parada da Diversidade de Curitiba foi "Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos. Pelo Fim da Violência e da Impunidade”. Foi exatamente por ter a consciência de que a defesa dos direitos humanos - sejam de héteros, gays, lésbicas, transexuais, negros ou brancos - é um compromisso global que diz respeito a todos, que eu, apesar de ser heterossexual, dediquei anos da minha vida ao movimento LGBT, e agora em 2009, emprestei minha voz para a divulgação da Parada. Assim, a cidade inteira pode ouvir, através de rádios e carros de som, uma heterossexual gritando palavras de ordem e de defesa dos direitos LGBT, e convidando para que todos tomassem parte no que foi a maior celebração da igualdade, diversidade e principalmente, do respeito, que nossa cidade já viu. Respeito este que parece ser ignorado por nosso governador, mas que lhes garanto, é celebrado não somente pelas 120 mil pessoas que compareceram à Parada, mas por uma imensidão de eleitores que se recordarão desse episódio.

Qdo fiquei sabendo das palavras do Sr. Roberto Requião, confesso que chorei, não somente por ter nosso imenso e maravilhoso trabalho colocado como causa de algo terrível como o câncer de mama, mas por existirem pessoas que ainda possuem tal visão preconceituosa e absurda do mundo. Porém se anos na defesa dos Direitos Humanos me ensinaram algo, é que mudar mentalidades é algo lento, porém possível. E é através de eventos como a Parada, e coberturas da mídia como as que estamos presenciando desde ontem, que esse trabalho se torna a cada dia, mais real.

Agora, depois de ser alvo da globo e de todos os meios de comunicação, nosso governador falou q foi tudo um engano, q ele apenas tentou usar o humor (pq é tão divertido fazer piada de minorias, quem sabe na próxima ele faz uma de "negão") e dar um tom "lúdico" ao lançamento da campanha contra o câncer... Pq claro, era um momento lúdico, belo e poético, afinal ele só falava da doença que mais mata no mundo. Daí para demonstrar o quanto ele conhece a causa LGBT, e defende os Direitos Humanos, ele diz que só conhece um gênero, o humano, e que o resto são opções e escolhas. Preciso realmente falar da diferença entre orientação e opção sexual? Alguém conhece algum gay ou lésbica que escolheu ser diferente do padrão heteronormativo, e sofrer com todo o tipo de absurdos vindo de pessoas como nosso dignissimo governador?? Então, para finalizar, Requião fala de todas as maravilhas que fez pelas minorias, usando o nome de Nizan Pereira como escudo. Nizan Pereira é uma das pessoas mais fantásticas que já conheci, e é, definitivamente, um dos maiores aliados de todos os movimentos sociais do Paraná. Como eu disse, ainda bem que um governo é mais do q a figura de seu governante. Mas só quem faz parte deste governo sabe o que tem que enfrentar, "dentro de casa", para conseguir fazer algo. E todos, sem excessões, sabem que nenhum avanço em relação a DH ou minorias neste estado, foi feito graças à pessoa que carrega o título de governador (está mais para "apesar de"...).


Enfim. Denunciem, divulguem, comentem. Não deixem que tal absurdo passe em branco, ou que o preconceito cale mais uma vez a luta pelos Direitos Humanos.

Maiores detalhes sobre a Parada e o que acontece em nosso estado, no site www.paradadadiversidade.org.br . Abaixo, vcs encontrarão a Nota Oficial da APPAD sobre o ocorrido.


Governador Requião - Solicitação de uso fala na Escola de Governo do Estado do Paraná

27 de Outubro de 2009 | Categoria: Parada 2009
NOTA OFICIAL
Associação Paranaense da Parada da Diversidade - APPAD
Ao Senhor Governador ROBERTO REQUIÃO
Solicitação de uso fala na Escola de Governo do Estado do Paraná
A APPAD – Associação Paranaense da Parada da Diversidade entidade que realiza a “Parada da Diversidade LGBT” em Curitiba e afiliada Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), solicita a Vossa Excelência uso da fala na próxima Escola de Governo para apresentar a importância da Parada da Diversidade LGBT e a atual situação da discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Paraná.
Essa solicitação é requerida devido ao pronunciamento feito por Vossa Excelência durante a Escola de Governo, na terça-feira (27). “Eu chamaria o Gilberto Martins, que vai, em um espaço reduzido de tempo, anunciar a implementação de ações estratégicas para o controle do câncer. A ação do governo não é só em defesa do interesse público. É da saúde da mulher também. Embora hoje o câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser conseqüência dessas passeatas gay” disse Vossa Excelência antes de passar a palavra ao Secretario Gilberto Martin.
Lamentavelmente esse tipo de pronunciamento reforça a discriminação, a violência e o assédio moral contra os e as milhares de LGBT do estado do Paraná e do Brasil já que o sinal da TV Paraná Educativa é transmitido ao vivo para todo o pais. Segundo pesquisas 10 % da população mundial é composta por LGBT, sendo assim o Paraná teria em seu solo e sobre sua governadoria quase 900 mil homossexuais. Somente este ano 19 pessoas foram mortas no estado por terem uma orientação sexual diferenciada da heterossexual.
A Parada da Diversidade LGBT de 2009 organizada pela APPAD registrou 120 mil pessoas, ocorrida no dia 27 de setembro, e contou com a parceria do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Alem da Parada de Curitiba outras 189 são realizadas no Brasil, a parada de São Paulo é considerada a maior do planeta.
Ao liberar espaço para que a APPAD e ABGLT possam expressar seu democrático direito de esclarecer a função social da parada e do movimento LGBT paranaense durante a Escola de Governo, Vossa Excelência demonstrará que é um governador que respeita os cidadãos do Paraná.
Portanto, vimos solicitar que Vossa Excelência atenda a Solicitação da APPAD e ABGLT, disponibilizando espaço ao vivo na Escola de Governo e que Vossa Excelência atenda o pedido da ABGLT (Ofício PR 520/2009 – 27/10) e nos atenda em audiência.
Felizmente, não estamos no século XIX e os avanços no campo da cidadania e dos direitos humanos são cotidianos e visíveis. A história caminha. Queremos ter a certeza que o Governador do Paraná não compactua com a discriminação e segregação da comunidade LGBT do estado. Estamos a disposição nos fones (41) 3232 1299 / 3222 3999 / 9109 1950 / 9602 5984.
Respeitosamente,
Márcio Marins
Presidente da APPAD

Nenhum comentário: