quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mercedes Sosa



Confesso que nunca conheci muito sobre o trabalho ou a vida de Mercedes Sosa, apenas que ela era uma ativista fervorosa e apaixonada e dona de uma das vozes mais marcantes da musica latino americana. A algum tempo atrás dei de cara com o cd "Cantora" (clique para baixar), lançado este ano, onde Mercedes fazia coro com as maiores vozes latinas, como Juan Manoel Serrat, Spinetta, meus queridos Jorge Drexler (cantando a maravilhosa Sea) e Julieta Venegas, e até mesmo Caetano Veloso, em uma versão memorável de "Coração Vagabundo".

Mesmo sem conhecer profundamente o trabalho dela, como amante da música latina que sou, foi com pesar que soube que ela estava hospitalizada na sexta-feira, e que havia falecido no domingo, dia 07, devido a falência múltipla dos órgãos, em decorrência do Mal de Chagas.

Agora, vi no orkut de um amigo um vídeo ótimo da cantora com a colombiana Shakira e com Pedro Aznar, que me fizeram suspirar diante de tamanha voz e talento. E ainda, lendo o blog deste amigo, vi seu relato emocionante sobre sua admiração pela cantora, e sua experiência única ao vê-la ao vivo, embora já estivesse debilitada pela doença.




No blog, Carlos fala que Mercedes Sosa, "Dona de uma voz forte e marcante, La Negra jamais se contentou em apenas interpretar canções. Fez de sua voz a voz dos oprimidos, dos explorados, a voz dos sem voz. Em suas canções, entonou desejos de liberdade e de igualdade tão almejados pelo sofrido povo latino-americano. Ativista em movimentos de esquerda na Argentina, carregava em seu semblante a mistura de traços europeus e indígenas, que faziam dela um exemplo da mestiça população sul-americana. E como tal, jamais se furtou a tarefa de falar por sua gente."

E termina com a frase inicial do vídeo lá de cima:

"Los únicos vencidos son los que no luchan."

Uma verdadeira lição de vida bem vivida, e de talento bem utilizado. Descanse em paz, Mercedes.

Nenhum comentário: