domingo, 26 de abril de 2009

Julieta Venegas

Música latina para mim sempre foi algo especial (e não, eu não vou falar aqui dos meus três anos de idade, quando eu subia na cama para alcançar e beijar o pôster do Menudo que ficava na minha cabeceira), e nos últimos tempos, através de sugestões e indicações das mais certeiras, tenho conhecido mais e mais do universo deste pop e rock latino que sempre me encantou...

Preciso achar tempo e coragem para escrever sobre maravilhas como Antonio Birabent e Pedro Aznar, mas hoje, especialmente hoje, não tenho alternativa a não ser falar sobre a maravilhosa Julieta Venegas.

Eu já conhecia a cantora e compositora mexicana através de alguns vídeos da MTV Latina, porém somente ano passado eu baixei um cd completo dela, e tenho q confessar, foi paixão a primeira ouvida. Como outras das minhas paixões musicais, eu me interessei mais ainda por seu trabalho lendo uma crítica (favorável, muito favorável) a seu respeito na BRAVO!, que elogiava seu albúm Acústico produzido pela MTV em 2008. E foi por este álbum que eu comecei minha jornada "julietiana", e tenho que confessar, que jornada!

Depois de escutar outras coisas meio soltas dela, o segundo passo da jornada foi ganhar de presente de aniversário neste ano, seu primeiro disco solo, "Aqui", uma maravilha sonora produzida pelo incrível Gustavo Santaolalla (autor de trilhas como "amores perros", e lider do Bajofondo) que terminou de catapultar a mexicana como uma das minhas favoritas de todos os tempos.


Julieta nasceu em solo norte americano, mas é - por coração e descendência - uma mexicana que cresceu e foi criada em Tijuana. Estudou piano e sabe tocar diversos outros instrumentos, inclusive acordeom, que tem presença marcante em sua música. Antes de partir para a carreira solo, teve passagens no teatro e foi integrante de duas bandas: Tijuana No e Lula. A primeira era de ska/reggae que ficou conhecida pelo cunho político em suas canções. Julieta participou da primeira formação, mas já estava de fora quando o primeiro disco foi lançado. Depois de fazer parte de dezenas de projetos, em 1996 ela assinou contrato com a BMG e no ano seguinte lançou o seu primeiro solo, o já citado "Aquí". Com este álbum ela abocanhou seus primeiros prêmios de artista revelação e de interpretação feminina. Na verdade, o que a crítica e o público viu foi o desenvolvimento de uma cantora pop diferenciada e não descartável, cuja música prima muito pela melodia e que gosta de brincar com sonoridades diferentes. Alguns dizem que é possível identificar inclusive alguma brasilidade em certas faixas do disco. É só ouvir a música Como Se para sentir um cheirinho de MPB.

Até agora, Venegas já lançou cinco álbuns, dos quais vendeu mais de quatro milhões de cópias, e ganhou o Grammy latino de melhor álbum pop em 2007, pelo disco "Limón Y Sal" (2006). Mas no Brasil seu trabalho é mais conhecido pela música "Ilusión" do Acústico de 2008, composição de sua autoria que teve um trecho vertido ao português pelos brasileiros Marisa Monte e Arnaldo Antunes. O disco todo conta com convidados mais do que especiais, e é uma delícia de se escutar, e como eu descobri neste final de semana, de se ver. Minha melhor amiga, ciente das minhas paixões mais íntimas, me trouxe o DVD de presente de sua viagem a Buenos Aires, e tbem contaminada pelo indiscutível carisma e talento de Julieta, carregou mais uns 3 cds dela na bagagem, inclusive o delicioso "Limon y Sal", que tem na faixa título talvez uma das músicas mais grudentas e gostosas da carreira desta mexicana.


Vale comentar que o Acústico MTV foi produzido por Julieta (que compõe, arranja e toca em quase toda sua produção) ao lado do maestro e violoncelista brasileiro Jacques Morelenbaum, que também toca violoncelo na faixa Cómo Sé.

E até engraçado observar como nossos músicos são tão valorizados lá fora, enquanto a maioria das pessoas que lerem este tópico, ao se depararem com o nome de Julieta, vão franzir o senho, e se perguntar "Quem???"


Para baixar o acútico:

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Também me apaixonei pelo trabalho da Julieta. Caso não conheça, vale a pena buscar os dois discos da cantora e atriz espanhola Bebe. São dois Cds: Pafuera telarañas (acho este melhor) e Y.
Abrazo.
Alexandre
alefiuza@brturbo.com.br