terça-feira, 17 de maio de 2011

day 11 - a song from your favorite band

Tá, confesso. Esses 30 dias do desafio vão durar uns 60. Mas, como eu acho que só o Enrique vem me ler mesmo (e só por medo que eu pare de fornecer sua dose semanal de música latina), tônemaí!

A verdade é que ando mais ocupada do que o normal (e olha que meu normal já é bizarro), com mil e um projetos paralelos, o trabalho de sempre, e filme que começa a ser gravado no domingo (com direito a gravações no meio da Feirinha do Largo da Ordem, que para quem não conhece, é a maior muvuca de turistas em céu aberto de curitiba, em pleno domingo). E para deixar tudo pior, tenho tido que acordar cedo, muiiiito cedo, quase todos os dias, e só Deus sabe o qto acordar cedo contribui para deixar meu humor bemmmmmm legal o resto do dia. E no meio disso tudo, tive que ir fazer meu passaporte, e pq o sistema resolveu tirar férias, tive que ficar duas horas e meia esperando em uma cadeira dura, enquanto todo meu trabalho e minha vida esperavam no escritório. Blergh.

Mas enfim, tudo isso para dizer que eu ando sem tempo e sem vontade de vir escrever sobre minhas músicas favoritas e menos favoritas.... Mas como compromisso é compromisso, cá estou eu congelando meus dedinhos nos 5ºC curitibanos, para escrever sobre uma música que seja da minha banda favorita.... Hunpf. Como assim??? Mas tudo bem, tudo bem.... Eu poderia passar horas me debatendo para contar os sacrifícios e sacrilégios de ter que escolher um favorito no meu hall da fama particular.... Poderia contar que na verdade, a primeira opção que me ocorreu foi uma música do Mumford And Sons, mas daí eu me toquei que uma banda com um único cd não pode ainda ser considerada a minha favorita. Paixão X amor verdadeiro, não é mesmo??

Mas como eu já gastei linhas e linhas falando das desgraças do meu dia-a-dia, vou apenas dizer que, qdo se trata de amor verdadeiro.... Daí, na verdade, é fácil, muito fácil, saber de quem se trata.... Amor verdadeiro é para sempre, sobrevive a tudo, até a albuns que à primeira escutada parecem ter sido gravados com a banda do Roberto Carlos. Amor verdadeiro sobrevive inclusive, ao fato de que a maioria de suas músicas te lembram alguém em quem vc não quer pensar mais - mas qdo é amor verdadeiro, o homem passa, mas as músicas ficam.

Estou falando, claro, de Jorge Drexler. Não sei muito ao certo qdo eu comecei a gostar dele, mas lembro que em algum momento de 2007, com a cumplicidade da minha querida Ana Zoinho, eu decidi baixar todas as músicas dele que conseguisse encontrar, e como na época usava Limewire, fui baixando músicas aleatórias que me permitiram conhecer um pouco de todo o repertório dele, e à partir de então... Amor verdadeiro. Simples assim. Esse amor verdadeiro foi crescendo, crescendo, até culminar em uma bela noite de outono no ano passado, onde eu viajei até Florianopolis para assistir ao show dele (turnê daquele album com cara de Roberto Carlos, que nessa altura, já tinha virado vício, e ao vivo, virou paixão). E pq o universo é bonzinho com quem se compromete a fazer o que gosta da vida, eu conheci as pessoas certas que me alimentaram em meu vício, e que mais que isso, decidiram fazer um projeto sobre ele e seus colegas "platinos", e me convidaram para fazer parte (mas isso é história para outro post). Então, não só eu estava lá, vendo meu cantor favorito pela primeira vez, como fui até seu camarim, conversei com ele a respeito do projeto, e ainda ganhei beijinho e tudo. Aiai (eu sei que eu uso muitos aiais na vida, mas acreditem, esse momento foi um dos Aiais merecidos. E põe merecido nisso).

É claro que, de todas as músicas dele, deveria ser difícil escolher apenas uma.... Mas.... Não, não foi. Sabe qdo uma música simplesmente te pega de jeito, te deixa de quatro e te faz suspirar?? Pois é. A letra é linda, a introdução é linda... É tudo lindo. Na verdade eu me apaixonei por essa música na versão ao vivo dela, do album Cara B. E coloquei ela de toque do meu despertador, e ainda hoje, escuto ela toda vez que quero me acalmar.... A letra fala daquelas coisas (tá, fala de amor) que qdo surgem, surgem com o pior timming do mundo, mas mesmo assim, são as coisas mais certas que o universo poderia colocar no seu caminho.

Então, Sras. e Srs., com vcs, Inoportuna, de Jorge Drexler.




Inoportuna

Quien no lo sepa ya
lo aprenderá de prisa:
la vida no para,
no espera, no avisa.
Tantos planes, tantos planes
vueltos espuma
tu, por ejemplo,
tan a tiempo
y tan
inoportuna

Eran más bien los días
de arriar las velas.
Toda señal a mi alrededor
decía: cautela.
Cuánta estrategia incumplida
aquella noche sin luna
tu, por ejemplo,
tan bienvenida
y tan
inoportuna

[b]¿Quien sabe cuándo,
cuándo es el momento de decir: ahora?
Si todo alrededor te está gritando:
¡Sin demora, sin demora!
[/b]

Um comentário:

Enrique disse...

Aaaah 42, essa música é perfeita em trocentos e dois sentidos diferentes e simultâneos! E a letra é demais, linda, perfeita e tudo mais. E agora eu tenho um dvd do sr. Drexler pra assistir, thank you very much!
Mentira que só eu leio isso aqui...deve ter uma galera lendo, mas ninguém comenta. Aliás, isso é chato em blogs, as vezes dá uma impressão que estamos falando sozinhos ¬¬...mas eu viciei em escrever, nem ligo mais se tem alguém lendo ou não. (Mentira, ligo sim). Continuo lendo e comentando, porque gosto muito do que tu escreve...e não estou puxando saco pra que me mandes mais músicas, veja bem! Mas se quiser, aceitamos sem problema ;D
Enfiim, boa sorte com tua semana caótica, e que tudo dê certo nos projetos e gravações e tudo mais...beijos!